TEMA – Que horas são?
Apresentação/Descrição
Aula dinâmica para o conhecimento de um objeto(relógio) do ponto de vista histórico.
Aula dinâmica para o conhecimento de um objeto(relógio) do ponto de vista histórico.
Será trabalhado com o 3º ano
do Ensino Fundamental e será interdisciplinar,
abordando as matéria de história, geografia, matemática e artes.
Esta proposta terá duração de aproximadamente 2 h/a. (4 dias)
Justificativa
O relógio é um objeto necessário na vida do homem desde a antiguidade. Todos estão sempre preocupados com a hora. Até mesmo as crianças, vivem perguntando as horas, mesmo sem ter necessidade real para isto. Então vamos aprender como surgiu este objeto tão imprescindível na vida do ser humano e mostrar para os alunos a importância do relógio na vida de todos nós.
abordando as matéria de história, geografia, matemática e artes.
Esta proposta terá duração de aproximadamente 2 h/a. (4 dias)
Justificativa
O relógio é um objeto necessário na vida do homem desde a antiguidade. Todos estão sempre preocupados com a hora. Até mesmo as crianças, vivem perguntando as horas, mesmo sem ter necessidade real para isto. Então vamos aprender como surgiu este objeto tão imprescindível na vida do ser humano e mostrar para os alunos a importância do relógio na vida de todos nós.
Objetivos Gerais
Conhecer a História do
relógio e sua transformação, compreendendo a importância do relógio na vida dos
seres humanos e aprender a ver as horas no relógio de ponteiros.
Objetivos Específicos
Conhecer as diferentes
maneiras de medir o tempo
Ensinar os alunos a ver as horas no relógio de ponteiros e no relógio digital.
Ensinar os alunos a ver as horas no relógio de ponteiros e no relógio digital.
Conhecer as diferenças entre
os ponteiros de hora, minutos e segundos do relógio;
Confeccionar um relógio de
prato de papel e uma ampulheta.
Visitar o Museu do Relógio.
Visitar o Museu do Relógio.
Material necessário
Apostila com a História do
relógio (anexo);
Mapa ou Globo;
Prato de papelão;
Cartolina;
Cola branca;
Cola branca;
Cola colorida;
Tesoura;
Prendedores;
Prendedores;
Pasta plástica;
2 garrafas plásticas de
refrigerante (600 ml) bem limpas e secas (uma delas com tampa);
Areia fina, sal seco ou
farinha fina de mesa (farinha de mandioca ou trigo);
Fita adesiva;
1 prego
bem largo.
Procedimentos
1ª Etapa(dia)
Para introduzir o assunto à
turma, pergunte aos alunos se todos sabem como surgiu o relógio e quantos tipos
existem.
Levantar possibilidades com os alunos sobre como o tempo era medido antes da invenção do relógio. Assim entraremos na história do Relógio(anexo). Após a primeira leitura responder oralmente, em forma de debate.
Levantar possibilidades com os alunos sobre como o tempo era medido antes da invenção do relógio. Assim entraremos na história do Relógio(anexo). Após a primeira leitura responder oralmente, em forma de debate.
- Quem já ouviu falar do
Egito? Sabe onde fica? (olhar o mapa ou Globo)
- Essa maneira de
medir o tempo era eficaz?
- E quando estava escuro, como eles marcavam as horas?
- E em dias nublados ou com pouco sol, como faziam?
- E quando estava escuro, como eles marcavam as horas?
- E em dias nublados ou com pouco sol, como faziam?
2ª Etapa(dia)
Continuar com a história
onde mostra os diferentes tipos de relógios que já existiram e que ainda existem.
Ensinar os alunos a
ver as horas no relógio de ponteiros e no relógio digital.
O ponteiro menor indica as
horas e o maior os minutos. Usamos a base 60, pois é o menor número divisível
por 2, 3, 4, 5 e 6.
Então, cada hora tem 60
minutos e cada minuto 60 segundos!
Cada “tracinho” corresponde a 5 minutos, multiplicando pelos 12 que aparecem no relógio, temos 60 minutos, ou seja, 1 hora!
Em um dia todo o ponteiro das horas dá 2 voltas completas no relógio!
Cada “tracinho” corresponde a 5 minutos, multiplicando pelos 12 que aparecem no relógio, temos 60 minutos, ou seja, 1 hora!
Em um dia todo o ponteiro das horas dá 2 voltas completas no relógio!
3ª Etapa(dia)
Confecção do relógio de parede:
Após as explicações é
hora de por a mão na massa:
1º passo: Todos deverão estar com o prato de papelão em cima da mesa;
2º passo: Com a cola colorida fazer os números;
3º passo: Com a cartolina fazer os ponteiros;
4º passo: Após secar a cola usar o prendedor para furar os ponteiros junto com o prato. (o furo no prato deve estar bem centralizado) Está atividade é muito bem sucedida pelo fato do aluno vivenciar o contato com o relógio e os ponteiros, desta forma torna a explicação do professor mais atrativa e significativa.
4ª Etapa(dia)
Visita ao museu do Relógio;
End.: Avenida Mofarrej, 840
– Vila Leopoldina – São Paulo.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, e todo último sábado de cada mês, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h.
Visitas somente com agendamento. O museu não abre nos feriados nem em vésperas de feriado.
Grátis.
Tel.: (11) 3646-4000.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, e todo último sábado de cada mês, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h.
Visitas somente com agendamento. O museu não abre nos feriados nem em vésperas de feriado.
Grátis.
Tel.: (11) 3646-4000.
www.dimep.com.br/museu-do-relogio
Avaliação
Será feita durante todo o processo de aprendizagem, o importante é que o professor possa verificar a participação, o envolvimento do aluno na aula. Em uma, duas horas aula não é possível um registro formal de avaliação, mas sua presença, seu entrosamento em todas as aulas(4 dias) e o interesse de cada aluno, registrados através da observação do professor, podem ser levados em consideração no tocante à avaliação.
Avaliação
Será feita durante todo o processo de aprendizagem, o importante é que o professor possa verificar a participação, o envolvimento do aluno na aula. Em uma, duas horas aula não é possível um registro formal de avaliação, mas sua presença, seu entrosamento em todas as aulas(4 dias) e o interesse de cada aluno, registrados através da observação do professor, podem ser levados em consideração no tocante à avaliação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário