expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Dengue - Plano de aula

Duração: 1 aula 

Objetivos:  

Ao final desta aula o aluno deverá:

·         Reconhecer que a dengue é uma doença que pode ser evitada;

·   Compreender que não deve tomar medicamentos sem consultar um médico;

·         Mudar seus hábitos com relação ao destino e acúmulo de lixo. 

Conteúdo:

·         A dengue e suas consequências 

Metodologia:

·         Aula explicativa com utilização de cartazes; figuras ilustradas sobre o assunto

Avaliação:

·         Os alunos serão avaliados mediante a participação, interpretação e êxito nas atividades coletiva ou individual nas aulas. 

Contexto

Esta atividade envolve a linguagem oral, a leitura e a escrita, dentro da concepção de que letramento é ter acesso aos usos sociais da leitura e da escrita. 

Tema: Dengue 

Objetivo geral:

Desenvolver a linguagem oral, a leitura  dentro do contexto atual.

Objetivos específicos:

Conhecer as causas e consequências da dengue; 

Relacionar a dengue com a falta de higiene ambiental;

Despertar a consciência da responsabilidade de cada um no processo de prevenção e combate a dengue;

Promover a mudança de comportamentos da comunidade, levando-a a tomar atitudes concretas no combate a doença. 

Público alvo:

Esta atividade pode ser desenvolvida na educação infantil ou no ensino fundamental, adequando a discussão e a exploração dos textos ao nível dos alunos. 

Tempo previsto:

Plano de 1 Aula 

Objetivos:

- Mobilizar os alunos no combate à Dengue;

- Alertar os alunos sobre os principais sintomas da dengue; 

Conteúdos:

·  O mosquito da Dengue;

·  Os principais sintomas da Dengue. 

Procedimentos metodológicos:

13h- Ao chegarem à sala encontrarão a sala organizada em semicírculo.

13h15– Dinâmica de apresentação dos alunos cada aluno deverá jogar um barbante para o colega que deseje conhecer, o aluno que estiver com o barbante irá dizer o nome e o que mais gosta de fazer na escola.

13h45-Ao chegarem à sala sugerir que todos falem algo sobre a dengue, cantar algumas músicas infantis. Em seguida fazer algumas perguntas.

Alguém já teve Dengue?

Algum de vocês sabe o que é Dengue?

Como podemos adquirir a Dengue? 

Quais são os seus sintomas?

14h20- Pedir que os alunos prestem muita atenção na letra da música que a professora vai cantar, para que eles a aprendam .  

Em seguida, cantar a música “Dengue não!”, com os alunos. 

15h- Lavar as mãos para o lanche.

15h10- Lanche.15h30- Recreio.

16h00- Logo após, os alunos irão receber uma folha de papel ofício para que eles confeccionem uma dobradura do Mosquito da Dengue, juntamente com a professora dobrando passo a passo. Depois que ficar pronto cada aluno irá colar o seu mosquito no cartaz que será confeccionado por eles, para expor na sala.

16h45- Pedir para os alunos arrumarem o material e a sala para a saída, como é de costume.

17h- Saída 

Recursos didáticos:  

Papel ofício;  Lápis de cor;  Lápis e borracha. 

Avaliação: 

Processo Contínuo 

Você sábia?

Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.No Brasil, já foram encontrados da dengue tipo 1, 2, 3 e 4.  

O vírus tipo 4 não era registrado no País há 28 anos, mas em 2010 foi notificado em alguns estados, como o Amazonas e Roraima.

A dengue tipo 4 apresenta risco a pessoas já contaminadas com os vírus 1, 2 ou 3, que são vulneráveis à manifestação alternativa da doença. 

Complicações podem levar pessoas infectadas ao desenvolvimento de dengue hemorrágica.

Formas de apresentação:

A dengue pode se apresentar – clinicamente – de quatro formas diferentes formas: 

Infecção Inaparente, Dengue Clássica, Febre Hemorrágica da Dengue e Síndrome de Choque da Dengue. Dentre eles, destacam-se a Dengue Clássica e a Febre Hemorrágica da Dengue. 

Vírus da Dengue (rcsb.org)

- Infecção Inaparente:

A pessoa está infectada pelo vírus, mas não apresenta nenhum sintoma da dengue. A grande maioria das infecções da dengue não apresenta sintomas. Acredita-se que de cada dez pessoas infectadas apenas uma ou duas ficam doentes.

- Dengue Clássica:

A Dengue Clássica é uma forma mais leve da doença e semelhante à gripe. Geralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.

Os sintomas da Dengue Clássica duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.

- Dengue Hemorrágica:

A Dengue Hemorrágica é uma doença grave e se caracteriza por alterações da coagulação sanguínea da pessoa infectada. Inicialmente se assemelha a Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença, surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pelo e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastro intestinais ou uterinas. Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

- Síndrome de Choque da Dengue:

Esta é a mais séria apresentação da dengue e se caracteriza por uma grande queda ou ausência de pressão arterial. A pessoa acometida pela doença apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda de consciência. Neste tipo de apresentação da doença, há registros de várias complicações, como alterações neurológicas, problemas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural.

Entre as principais manifestações neurológicas, destacam-se: delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia, paralisias e sinais de meningite. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário