Este foi mais um trabalho realizado durante o curso de Pedagogia.
BRINCADEIRA CANTADA
PEDAGOGIA VI SEMESTRE
Trabalho de pesquisa para rendimento acadêmico da disciplina Fundamentos
Metodológicos do Ensino de Artes nos anos iniciais do Ensino Fundamental do
curso de Pedagogia na Faculdade Integrada de Guarulhos.
Tema:
Brincadeira Cantada
Justificativa:
Segundo os PCN's o aluno devera utilizar as diferentes formas de linguagens
verbal, musical, plásticas e corporal como meio produzir, expressar e comunicar
suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos
públicos e privados, atendendo as diferentes intenções e situações
decomunicação.
Objetivo Especifico:
Reconhecer elementos da linguagem musical;
Praticar atividades que envolvam o corpo como produtor de sons e movimento;
Executar frases rítmicas e melódicas;
Registrar, à sua própria maneira, elementos da linguagem musical.
Objetivo Geral:
Promover diferentes meios para reconhecimento da forma musical, propiciando
atividades de movimento, experimentando diversas possibilidades musicais do
próprio corpo.
Publico Alvo:
3° Ano do Ensino Fundamental.
Duração:
Três Aulas.
Linguagem Artística:
Musicalização e artes cênicas.
Recursos Necessários:
Caixa de sapato;
Cartolina;
Aparelho de Som;
Tesoura;
Canetas retro projetora;
Metodologia:
1° Passo:
Apresentar para sala de aula a letra da música “Fui Visitar Minha Tia...” após
a exposição da mesma; propor para os alunos em uma roda de conversa a
reconstrução da letra da música, baseada em lugares, parentes que as crianças
deseja conhecer.
2° Passo:
Elaborar uma listagem contendo os locais e parentes que os alunos sugeriram na
roda de conversa, essas informações serão distribuídas em duas caixas, uma com
os locais e outra com os parentes.
3° Passo:
Aplicar a brincadeira cantada: o professor orientara os alunos a fazerem um
circulo, em seguida um aluno vai até a caixinha e tira uma fixa com local e
outra com parente que deseja visitar, e a professora vai inserir essas palavras
no enredo, e deixando que os alunos explorem os movimento sugeridos na música.
Conforme o desempenho da turma a professora vai aumentando o grau de
dificuldade como: tirar as fixas da caixinha, e dizer o que vão encontrar no
caminho.
Avaliação:
A avaliação da aprendizagem do educando deve ser processual, continua
e formativa de forma mediadora, diagnostica e participativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário