expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 25 de junho de 2014

BRINCADEIRA CANTADA


Este foi mais um trabalho realizado durante o curso de Pedagogia.

BRINCADEIRA CANTADA


PEDAGOGIA VI SEMESTRE

Trabalho de pesquisa para rendimento acadêmico da disciplina Fundamentos Metodológicos do Ensino de Artes nos anos iniciais do Ensino Fundamental do curso de Pedagogia na Faculdade Integrada de Guarulhos.


Tema: 

Brincadeira Cantada

Justificativa:

Segundo os PCN's o aluno devera utilizar as diferentes formas de linguagens verbal, musical, plásticas e corporal como meio produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo as diferentes intenções e situações decomunicação.

Objetivo Especifico: 

Reconhecer elementos da linguagem musical;
Praticar atividades que envolvam o corpo como produtor de sons e movimento;
Executar frases rítmicas e melódicas;
Registrar, à sua própria maneira, elementos da linguagem musical.

Objetivo Geral:

Promover diferentes meios para reconhecimento da forma musical, propiciando atividades de movimento, experimentando diversas possibilidades musicais do próprio corpo.

Publico Alvo:

3° Ano do Ensino Fundamental.

Duração:

Três Aulas.

Linguagem Artística:

Musicalização e artes cênicas.

Recursos Necessários: 

Caixa de sapato;
Cartolina;
Aparelho de Som;
Tesoura;
Canetas retro projetora;

Metodologia:

1° Passo: 

Apresentar para sala de aula a letra da música “Fui Visitar Minha Tia...” após a exposição da mesma; propor para os alunos em uma roda de conversa a reconstrução da letra da música, baseada em lugares, parentes que as crianças deseja conhecer.

2° Passo:

Elaborar uma listagem contendo os locais e parentes que os alunos sugeriram na roda de conversa, essas informações serão distribuídas em duas caixas, uma com os locais e outra com os parentes.

3° Passo:

Aplicar a brincadeira cantada: o professor orientara os alunos a fazerem um circulo, em seguida um aluno vai até a caixinha e tira uma fixa com local e outra com parente que deseja visitar, e a professora vai inserir essas palavras no enredo, e deixando que os alunos explorem os movimento sugeridos na música. Conforme o desempenho da turma a professora vai aumentando o grau de dificuldade como: tirar as fixas da caixinha, e dizer o que vão encontrar no caminho.

Avaliação:

A avaliação da aprendizagem do educando deve ser processual, continua e formativa de forma mediadora, diagnostica e participativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário