Tema:
“Rótulos” impossível viver sem eles.
Objetivos:
- Identificar as vogais nos rótulos.
- Destacar a letra inicial de cada logomarca.
- Pintar com cores diferenciadas as letras do rótulo que estiver em seu nome.
- Formar grupos de produtos como – Limpeza, Higiene pessoal, Alimentos etc.
- Aguçar o que a criança conhece e entende de rótulos.
- Trabalhar com a numeração procurando a data de validade.
Trabalhar o cognitivo
através de caça-rótulos, jogo de memória e dos sete erros
Ano Pretendido(série): 2º ano
Disciplinas trabalhadas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências e Arte.
Tempo: 1 semana ( 2 horas por dia );
Descrição das atividades:
Preparação: Antes de iniciar o tema solicitar que as crianças juntem rótulos diversos e tragam para a sala de aula, para que possamos trabalhar durante toda a semana.
Segunda feira
Ano Pretendido(série): 2º ano
Disciplinas trabalhadas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências e Arte.
Tempo: 1 semana ( 2 horas por dia );
Descrição das atividades:
Preparação: Antes de iniciar o tema solicitar que as crianças juntem rótulos diversos e tragam para a sala de aula, para que possamos trabalhar durante toda a semana.
Segunda feira
1.
Iniciar a aula perguntando se sabem o que
é e para que servem os rótulos, e explicar que
rótulo é toda inscrição, legenda
e imagem ou, toda matéria descritiva ou gráfica que esteja escrita, impressa,
estampada, gravada ou colada sobre a embalagem do alimento e é responsável por
trazer dados importantes do produto ao consumidor como nome, peso,
características e data de validade.
2.
As atividades serão a
partir das história:
“Em um dia de muito uma , de vermelho, jogava
com tanto que um pediu e depois lhe fez uma bem romântica.”
(use as embalagens abaixo no lugar das palavras faltantes, cole velcro para colocar com as crianças na hora de contar a história)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjPgb-yqEEjG44RVyoLaoLrkMzGmx8IU4JalWLBHaEPhzUQERfLtulE2ZC9kIpXh6NhZpxEBgzqeDl1UYWreeN0t_1TXgAiiTnKSQmr3cnEXS-Mdx79_NvtzBHymUedTQVBeBV6q0zi3-23/s200/sabao+em+po+brilhante.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWRRcGrVMQZ9KNgME6K8yJNWnZ5mP69KB967xrTfqMq2tSrIKrQ9jqATFZGisGUqYlEkbfbIuCiOn07lbrdlQkJT9LMAKhyoXYJO9EJtYJlq8HjGPNGFhylcNJ12wSGn1rdmqkjaHxMvtM/s200/leite-moca-nestle.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhFR3gtDlHseuoQOdgxrWnQ1a0WP03YQHwmH0jI-B3Vh3y_28EDPABCVs-30zdLn0094HRkStEvPl_294jgr-6zCDvbKOuKQFnm3bXnO3NXAgpefOve_VCwVBqog9Ql_v3ob9J7dXaP5dxL/s200/Papel-de-Bala-rene-206-embalagens-de-bombom-e-chiclete.jpg)
3.
Pedir que escrevam no caderno uma lista dos produtos que estão
nas histórias.
4.
Coloca-los em grupo
de quatro, distribuir uma cartolina a cada grupo e pedir que façam separação de rótulos de dois tipos
do mesmo grupo (alimentos doces
e salgados ou produtos de limpeza e higiene pessoal), aproveitando para tratar
sobre a importância da nossa alimentação e higiene pessoal, que será discutida
em outra aula.
Terça feira
2. Pegar todos os
rótulos da caixa e colar na lousa, a sala estando em circulo é a melhor forma
para que todos possam ver as embalagens. Diga à turma que todos vão participar
de um jogo. O professor diz um nome de um produto, e as crianças devem procurar
na lousa a embalagem correspondente. Combinar com as crianças para levantar a
mão quando encontrar. Chame o aluno para pegar a embalagem, fazer algumas
perguntas para a classe;
Para que serve?
É alimento, higiene pessoal ou produto de limpeza?
3. Falar sobre o prazo de validade, composição do produto,
código de barra e etc...
Quando trabalhar validade levar para classe um
calendário, pode ser mostrado, por exemplo, quantos dias faltam para aquele
produto vencer. E já que está com o calendário, explorá-lo também, ensinando as
crianças como usá-lo.
4. Buscar explorar todas as informações contidas nó rótulo.
Obs: Se achar conveniente no decorrer do jogo pode dar
dicas:
Ex: Começa com a letra do nome, Tem seis letras, Serve
para escovar os dentes,
Quarta feira
Quarta feira
- Dividir a sala em grupo de 4 crianças.
- Distribuir apenas rótulos de higiene, da casa e do corpo, para os grupos.
- Explicar a importância da higiene, em especial a bucal, e ensinar como se faz uma boa escovação. Obs: Pegar a musica do ratinho (Castelo Rá Tim Bum). Antes, entrar em contato com a U.B. S (Unidade Básica de Saúde) e tentar conseguir escovas de dentes e creme dental para distribuir as crianças no final da aula.
- Cada criança deverá pegar 4 rótulos e anotar no caderno as consoantes da marca.
- Dar uma atividade em folha para que eles completem com as consoantes.
ATIVIDADE
Quinta feira
1. Separar a turma em grupos de 04 (
quatro ) alunos, e distribuir rótulos para cada grupo.
2. Pedir para separar os rótulos de
higiene pessoal, limpeza de casa, alimentícios.
3. Apos a separação vamos trabalhar as
vogais.
4. Pedir que eles coloquem no mural (
pronto pela professora ) os rótulos que tem inicio de cada vogal correspondente, sendo um grupo
de cada vez.
5. Após a separação, iniciar com as
perguntadas para a turma responder.
- Que produto é este?
- Este produto é um alimento, um produto de higiene pessoal, ou um produto de limpeza de casa?
- Com qual vogal ele começa?
- Quem tem o nome que começa com a vogal(a, e, i ,o, u )?
- Vamos contar os rótulos de cada vogal.
- Qual vogal tem mais rótulos?
- Qual vogal tem menos rótulos?
Sexta feira
Após
conhecermos um pouco mais sobre rótulos, iremos criar o nosso.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh78sqyecnenxY6lERmB6Oxxfnr4a82FwRCU6AqKsqhbmobPIxlKi_0ZnxYr-PuW9kTK8VzrR3gMDpwnKgqOvSDLFChD4s7Cw76lbHs8UVuZH-0e4f9n8iWnFby0WDn4Bzm5WosLE-ZvaEp/s200/mm.png)
Nenhum comentário:
Postar um comentário