expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Projeto Rótulos


          Tema: “Rótulos” impossível viver sem eles.

          Objetivos:

  • Identificar as vogais nos rótulos.
  • Destacar a letra inicial de cada logomarca.
  • Pintar com cores diferenciadas as letras do rótulo que estiver em seu nome.
  • Formar grupos de produtos como – Limpeza, Higiene pessoal, Alimentos etc.
  • Aguçar o que a criança conhece e entende de rótulos.
  • Trabalhar com a numeração procurando a data de validade.
Trabalhar o cognitivo através de caça-rótulos, jogo de memória e dos sete erros

Ano Pretendido(série): 2º ano

Disciplinas trabalhadas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências e Arte.

Tempo: 1 semana ( 2 horas por dia );

Descrição das atividades:

Preparação: Antes de iniciar o tema solicitar que as crianças juntem rótulos diversos e tragam para a sala de aula, para que possamos trabalhar durante toda a semana.

Segunda feira
1.                    Iniciar a aula perguntando se sabem o que é e para que servem os rótulos, e explicar que   rótulo é toda inscrição, legenda e imagem ou, toda matéria descritiva ou gráfica que esteja escrita, impressa, estampada, gravada ou colada sobre a embalagem do alimento e é responsável por trazer dados importantes do produto ao consumidor como nome, peso, características e data de validade.
2.             As atividades serão a partir das história:

“Em um dia de           muito           uma           , de               vermelho, jogava        

com tanto           que um               pediu               e  depois lhe fez uma                bem romântica.” 
(use as embalagens abaixo no lugar das palavras faltantes, cole velcro para colocar com as crianças na hora de contar a história)





História do Leite Condensado Moça - “ Se originou em 1866 na Suíça na empresa Anglo Swiss Condensed Milk dos  irmãos americanos, George e Charles Page. Em 1905 houve uma fusão entre a Nestlé & Anglo Swiss Condensed Milk Co.e em 1921 veio para o Brasil e a fabrica foi instalada em Araras - SP e o Leite Condensado passou a se chamar “marca moça” por causa da camponesa no rótulo, mas esta marca brasileira só começou a ser estampada nos rótulos em 1937, e em 1962 saiu a palavra marca e ficou só Moça. Desde a invenção até hoje foram 14 rótulos.
3.               Pedir que escrevam no caderno uma lista dos  produtos que estão nas histórias.
4.               Coloca-los em grupo de quatro, distribuir uma cartolina a cada grupo e pedir  que façam separação de rótulos de dois tipos do mesmo grupo (alimentos doces e salgados ou produtos de limpeza e higiene pessoal), aproveitando para tratar sobre a importância da nossa alimentação e higiene pessoal, que será discutida em outra aula.

Terça feira

   1. Montar uma caixa com um furo em cima para que caiba a mão, colocar vários rótulos dentro, explicar para a classe que eles deverão pensar em uma história que eles já conheçam ou podem inventar. Então chamar alguns alunos na frente da sala, ou organizar a sala em circulo, pedir para ele contar a história, mas no decorrer da história o professor ou um aluno vai tirando o rótulo da caixa e a criança que está contando a história terá que incluir o rótulo em sua história.
2. Pegar todos os rótulos da caixa e colar na lousa, a sala estando em circulo é a melhor forma para que todos possam ver as embalagens. Diga à turma que todos vão participar de um jogo. O professor diz um nome de um produto, e as crianças devem procurar na lousa a embalagem correspondente. Combinar com as crianças para levantar a mão quando encontrar. Chame o aluno para pegar a embalagem, fazer algumas perguntas para a classe;
Para que serve?
É alimento, higiene pessoal ou produto de limpeza?

3. Falar sobre o prazo de validade, composição do produto, código de barra e etc...
Quando trabalhar validade levar para classe um calendário, pode ser mostrado, por exemplo, quantos dias faltam para aquele produto vencer. E já que está com o calendário, explorá-lo também, ensinando as crianças como usá-lo.

4. Buscar explorar todas as informações contidas nó rótulo.
Obs: Se achar conveniente no decorrer do jogo pode dar dicas:
Ex: Começa com a letra do nome, Tem seis letras, Serve para escovar os dentes,

Quarta feira

  1. Dividir a sala em grupo de 4 crianças.
  2. Distribuir apenas rótulos de higiene, da casa e do corpo, para os grupos.
  3. Explicar  a importância da higiene,  em especial a bucal,  e ensinar  como se faz uma boa  escovação. Obs:  Pegar a musica do ratinho (Castelo Rá Tim Bum). Antes, entrar em contato com a U.B. S (Unidade Básica de Saúde) e tentar conseguir escovas de dentes e creme dental para distribuir as crianças no final da aula.
  4. Cada criança deverá pegar 4 rótulos e  anotar no caderno  as consoantes da marca. 
  5. Dar uma atividade em folha para que eles completem com as consoantes.

ATIVIDADE



 
    
           Quinta feira
        
1. Separar a turma em grupos de 04 ( quatro ) alunos, e distribuir rótulos para cada grupo.

2. Pedir para separar os rótulos de higiene pessoal, limpeza de casa, alimentícios.

3. Apos a separação vamos trabalhar as vogais.

4. Pedir que eles coloquem no mural ( pronto pela professora ) os rótulos que tem inicio  de cada vogal correspondente, sendo um grupo de cada vez.

5. Após a separação, iniciar com as perguntadas para a turma responder.
  • Que produto é este?
  • Este produto é um alimento, um produto de higiene pessoal, ou um produto de limpeza de casa? 
  • Com qual vogal ele começa?
  • Quem tem o nome que começa com a vogal(a, e, i ,o, u )?
  • Vamos contar os rótulos de cada vogal.
  • Qual vogal tem mais rótulos?
  • Qual vogal tem menos rótulos?                        
  Sexta feira             

Após conhecermos um pouco mais sobre rótulos, iremos criar o nosso.

Pedir para os alunos pegarem o  material (canetinhas, lápis de cor, tinta, papel picado, giz de cera...) e usar a criatividade, ao finalizar iremos colocar os trabalhos em exposição, para que todos vejam a sua obra de arte.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário