11. TEMA: Idoso
22. NOME: “Criança educada, idoso bem tratado”
3. LOGO :
44. INTRODUÇÃO/ JUSTIFICATIVA;
Pesquisas
do IBGE apontam que até o ano de 2025 o Brasil terá uma população de cerca de
33 milhões de idosos, ou seja, o país terá a sexta maior população de pessoas
que já entraram na terceira idade do mundo. O crescimento acelerado dessa parte
da população trará diversas mudanças socioeconômicas para o país. Uma delas é a
consolidação da função dos Cuidadores de Idosos no mercado de trabalho como
opção de emprego.
A
geriatra Ana Lúcia de Sousa Vilela ressalta o preconceito contra os idosos,
considerados por muitos indivíduos inúteis, “como se estivessem aposentados não
só do trabalho, mas também do convívio social. O idoso está conquistando seu
espaço e está mudando o modo de pensar”, comentou, ao citar o Estatuto do Idoso
(criado em 2003), como avanço na legislação.
A data de
15 de junho comemora o Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa
Idosa. O objetivo é despertar uma consciência mundial, social e política, da
existência da violência contra aos idosos, e não poderia passar em branco, já
que faz parte de uma realidade cada vez mais próxima.
A
violência, não só física como também a psicológica, acomete idosos de todas as
faixas econômicas. Na maioria das vezes, a agressão vem de pessoas da própria
família ou próximas a eles. O abandono nos asilos, a falta de carinho, a
pressão psicológica e o descaso são formas de agressão que muitas vezes passam
despercebidas. No Brasil, 65% dos idosos consideraram maus-tratos a forma
preconceituosa como são tratados pela sociedade em geral. (1999 - 2012 - Folha de Guanhães On-line)
Este é um
projeto que irá tratar da questão “Respeito aos idosos”.
A
realização deste projeto é muito importante para estar resgatando o respeito
dos jovens pelos idosos que esta de certa forma deixado de lado, mostrar o
quanto eles já contribuíram na história de cada família e o quanto eles têm a
nos ensinar.
Quantas
vezes presenciamos nos noticiários as agressões que os idosos sofrem em casa, nos
asilos e nas ruas; esta situação mudará quando começarmos a educar nossas
crianças e adolescentes a ter mais respeito com os idosos, não só da sua
família mas de um modo geral.
"Precisamos trabalhar com jovens, mudar o
modelo todo, mudar a cultura, paralelamente à atenção ao idoso. Se não mudarmos
a cultura com relação ao envelhecimento, daqui a alguns anos continuaremos
tendo apenas medidas paliativas. E só se consegue mudar a cultura com
educação", defende o gerontólogo Carlos Lima Rodrigues.
55. OBJETIVOS
5.1 GERAL
Respeito
aos idosos.
Levar
os alunos e a comunidade escolar a reconhecer o valor dos idosos na sociedade e
a refletir sobre o processo de envelhecimento da população brasileira.
5.2 ESPECIFICO
·
Conscientizar a criança da importância e
respeito ao idoso é algo muito importante para ser trabalhado e este é o foco
deste projeto.
·
Falar sobre o Dia Nacional do Idoso que
é comemorado no dia 1º de outubro,
instituído pela Lei nº 11.433/06.
·
Ensinar aos mais jovens como são importantes
a sabedoria, a experiência e a cumplicidade daqueles que já viveram muito, já
sofreram e hoje cuidam de nós.
·
Falar sobre o ciclo da vida, que todos nós,
nascemos, vivemos, envelhecemos e morremos.
·
Falar sobre as dificuldades do envelhecimento,
a debilidade e necessidades dos idosos (Lugares sem escada, adaptação de rampas
e calçadas mais planas)
·
Tratar da importância em demonstrar o
carinho, amor e respeito pelos avós, a
gratidão pelo muito que já fizeram. Valorizar a figura dos avós como transmissores
de cultura, sabedoria, cuidados e amizade.
66. PÚBLICO-ALVO
Alunos e familiares do 2º ao 5º ano da Escola
Estadual e a comunidade.
77. METODOLOGIA/ESTRATÉGIA/ DESENVOLVIMENTO
·
Fazer uma roda de conversa para discutir
sobre o papel do idoso na sociedade e sobre os valores familiares.
·
Pedir que as crianças pesquisem a música
preferida dos avós, para ouvirem as mais votadas no dia do chá da tarde.
·
Confeccionar um convite para o chá da tarde
em E.V.A. no formato de uma xícara.
·
Ensaiar antecipadamente as crianças para
cantar uma música para os avós, no chá da tarde.
·
Pedir
que tragam fotos com os avós e expô-las em um mural separado por salas
·
Organizar um chá da tarde com os avós e
idosos da comunidade e resgatar um pouco da nossa cultura por meio das
experiências dos mesmos;
·
Realizar uma atividade por semana e a
exibição de dois vídeos (A tirinha que emocionou o mundo e Cartilha do idoso
para crianças), durante todo o período de execução, a escola deve se mobilizar
na construção de um ambiente bonito e agradável para recepcionar os avós.
·
Os professores e alunos devem construir
murais e cartazes.
·
No
final do projeto, que tem duração de dois meses, os avós serão convidados a ir
à escola com seus netos e passar uma tarde feliz, apreciando todos os trabalhos
realizados e expostos em sua homenagem e saborear um gostoso chá da tarde, que
deve ser servido no pátio do colégio, para melhor acomodação dos avós.
88. RECURSOS MATERIAIS
·
Papelaria
(cartolinas, pincel, canetinha, etc).
·
Pesquisa
de preço.
·
Alimentos
(chá, suco, bolo, doces).
·
Utensílios
descartáveis (copo, prato, garfo, faca, colher, guardanapos).
99. RECURSOS HUMANOS
·
Corpo
docente
·
Pais
e familiares
·
A
comunidade
10. Parcerias
·
Mercado
·
Padaria
110. CRONOGRAMA
Inicio no dia dos avós em 26 de Julho e término, com o
chá, no dia Internacional dos idosos que é 1de Outubro. (2 meses e 5 dias).
112. AVALIAÇÃO
Será feita observando o encontro e por fichas enviadas
aos avós com perguntas sobre o comportamento dos netos após este projeto.
113. BIBLIOGRAFIA
·
Gerontólogo
Carlos Lima Rodrigues.
·
Imagens
retiradas do Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário