Estou fazendo parte do projeto "Ler e escrever" a um mês. Estou em uma sala junto com uma professora que já esta próximo da aposentadoria, ela é uma excelente professora, alfabetiza muito bem, mas falta um pouco de atenção com os alunos. Ela é do tipo que só ensinar é o suficiente, ela não ouve os alunos e grita o tempo todo. Não quero ser uma professora assim, que acha que na escola não é lugar de brincadeira, ela acha ruim até se algum aluno estiver cantarolando, e diz que problema na família não é desculpa para não aprender. Ela não deve ter estudado Psicologia do desenvolvimento, e por isto não sabe o que as teorias de Henri Wallon nos ensina, ele fala
a respeito da importância da afetividade
para o desenvolvimento da criança. Na sua opinião, ela tem papel
imprescindível no processo de desenvolvimento da personalidade e este, por sua
vez, se constitui sob a alternância dos domínios funcionais, pois é claro que nossos sentimentos influenciam sim na aprendizagem. Temos um aluno na sala que faz muita bagunça, e um dia quando ela deixou ele sem recreio e eu tive que ficar com ele, nós conversamos e ele desabafou comigo, dizendo que mora com quatro irmãos, um tio e um primo, que o pai tinha se separado da mãe e ido para longe, ficou claro o quanto ele se sentia sem atenção e triste com esta situação, um menino muito carente de amor. Quando eu disse isto para ela, ela me respondeu da seguinte forma " Isto não é desculpa para ele não prestar atenção na aula" e saiu me deixando sem ação. Que pena deste menino, agora ele fica a todo instante me solicitando ajuda, ela achou ruim e eu tenho que me negar a ajuda-lo pois a "sala é dela" e não posso me manifestar. Peço a Deus que me de sabedoria para ajuda-lo sem que ela se sinta ameaçada em seu domínio sobre as crianças.
Nós que somos adultos e achamos que sabemos lidar com nossa afetividade, quando estamos com algum problema seja de que ordem for, temos dificuldades para nos concentrar no trabalho ou estudo, imagine uma criança de sete anos.
Vejam as crianças da sala que estou. Bj a todos
Nenhum comentário:
Postar um comentário