UM ROMANCE HISTÓRICO BASEADO EM FATOS REAIS. Vale a pena conferir..
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEix63LZbB9f6zCnOnjV-LgPb3ZNFc8QpXaxj3-L_mpTpR-dGGjGJb5MKob-KvQDmNu0IBYDOfN-zPZiUYQacCApAZBmAuFVZn7oMP6MQ9eS8dHn3avt5OGzR_b4vTzA-WPuyfUr5x0pl_LG/s1600/em+nome+de+deus+-.jpg)
O filme conta a história do amor proibido ocorrido entre Abelardo e Heloisa. Abelardo era um dos professores mais populares da Escola de Notre-Dame, a primeira Universidade Livre da França. Conforme os costumes da época não poderiam casar-se. Heloisa, sobrinha do cônego Fulbert, foi criada e educada em um convento. Era muito inteligente e instruída. Abelardo tornou-se seu tutor. Os dois acabaram apaixonando-se e encontrava-se as escondidas, até Fulbert descobrir e, furioso, trancar Heloisa em casa. Neste meio tempo Heloisa descobre estar grávida e temendo pela reação do tio escreveu Abelardo contando sobre o filho que iria ter. Os dois combinam como fugir de Paris e Abelardo a leva para casa de sua irmã, onde a deixa para retornar a Escola de Notre-Dame. No entanto Fulbert planeja sua vingança. Manda castrar Abelardo. Após recuperar-se do castigo, Abelardo entra para uma ordem, tornando-se Padre instiga Heloisa a fazer o mesmo. E os dois passam o resto de suas vidas em conventos.
Contudo o filme não deixa de nos mostrar como a sociedade da época era desrespeitosa e desdenha com a auto-suficiência da mulher tanto na sua liberdade de escolher seu parceiro como na possibilidade de adquirir o conhecimento do mundo, também retrata deforma bem evidente que a igreja busca instruir, mas de uma forma bem mais ortodoxa e sem deixar suas tradições de lado, no muito das vezes restringindo aqueles que apresentassem novas idéias e teorias ou ate mesmo perguntas que os membros do clero não soubessem responder, e também vemos que algumas vezes os livres pensadores permitidos porque atraia pessoas à igreja e lhes rendiam fundos. Vemos o um exemplo raro para a época, o cônego preocupado com a instrução de sua sobrinha, mas mesmo assim o vemos a inicio tratando do casamento de Heloise como um negocio. Vemos que o cônego se corrompe e produz indulgencias. Vemos o papel de poder autoritário central que tem a igreja agindo como autoridade maior e estabelecendo conceitos do que é ou não certo.